Plano para mercado de carbono atinge mais a grande indústria
Maiores emissoras de CO² devem ser reguladas. Projeto de lei para criação do mercado regulado de carbono no País sugere que se enquadre quem emite mais de 25 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) por ano, informa Amanda Pupo. O setor industrial deve ser o mais afetado. Equivalente a uma tonelada de CO², um crédito de carbono pode ser gerado a partir de ações como reflorestamento, manejo sustentável do solo, adoção de sistemas agro florestais, troca de matriz energética e gestão de resíduos. Ou seja, quem plantar árvores pode receber dinheiro de corporações para que as emissões dessas companhias sejam compensadas. O governo quer apresentar o texto ao Congresso em agosto. (Estado)

Planos de saúde ressarcem só 40% dos gastos no SUS
Processos param por contestações das operadoras, que se queixam do modelo
Saúde Pública – Entre janeiro de 2012 e março de 2022, a ANS identificou pedidos de ressarcimento de usuários de planos de saúde que recorreram à rede pública de saúde de R$ 10,3 bilhões. Apenas 40,5%, ou R$ 4,18 bilhões desse valor, foi pago pelas operadoras ao SUS. Há cancelamentos, valores pendentes (R$ 1,07 bilhões), suspensos na Justiça (R$ 941 milhões) ou em análise (R$ 173, 42 milhões). Segundo a lei, a ANS faz a cobrança das operadoras sempre que um paciente utiliza serviço na rede pública que poderia ser coberto pelo seu plano de saúde. As empresas costumam recorrer. Desses R$10,3 bilhões, apenas R$1,98 bilhão foi abatido já no começo do processo, valor que vai para a gestão do sistema público. Dados da ANS mostram que há uma cascata de recursos visando cancelar pagamentos. A Associação Brasileira de Planos de Saúde, por sua vez critica o modelo de cobrança operado pela ANS. “A conta chega hoje, mas é referente a um atendimento de dois anos atrás. Chega um CPF e uma conta. Imagina um hospital privado me mandando a conta desse jeito?”, afirma o seu superintendente, Marcos Novais. Ele diz que metade dos beneficiários mudam de plano em um ano, dificultando o controle. (Folha)

• Metade do dinheiro ‘esquecido’ nos bancos não foi resgatado
  • Governo consultará setores impactados por medida
  • Plano para mercado de carbono atinge mais a grande indústria
  • App de transporte abre espaço para passageiro ‘pechinchar’ tarifa
  • Estado de SP confirma 1º caso de contaminação por super fungo
  • El Niño começa e previsão é que seja dos mais intensos
  • Partidos da base tentam alterar mais MPs do que a oposição

• Lá fora, governos ajudam na transição para o elétrico
  • Efeito dominó: Na esteira das montadoras, setor de autopeças dá férias coletivas
  • Existência de quase 10 milhões de analfabetos envergonha o Brasil
  • Repressão é razão da queda no desmatamento
  • Marcha: evangélicos vaiam ministro e aplaudem Tarcísio

• Planos de saúde ressarcem só 40% dos gastos no SUS
  • Ao menos 12 estados e DF dão reajustes a servidores em 2023
  • Vagas de altos salários têm mais homens e pós-graduados
  • Acabar com a Zona Franca é destruir e queimar a floresta
  • Banco dos Brics nega aval à Argentina, e Brasil tenta ampliar a instituição
  • Contra ‘gatonet’, agência quer cortar sinal de horário nobre
  • Marcha para Jesus tenta se afastar da política, mas vaia Lula
  • Fumaça cobre os EUA, e Washington
  • Ferida eleitoral ‘e Moral’, mantêm Lula longe dos evangélicos
  • EL Niño começa e pode causar calor recorde em 2024

VALOR ECONÔMICO

Inflação menor e regra fiscal derrubam juro futuro
Surpresas com IPCA e PIB, além do arcabouço, elevam expectativa de corte na Selic em agosto

Fundo regional ameaça consenso sobre reforma
A desunião que começa a se desenhar, tanto entre Estados quanto entre municípios, pode ser decisiva para que o texto não avance

STF mantém ISS na sede das empresas
Decisão da Corte atende empresas de planos de saúde, meios de pagamento, administração de fundos, consórcio e leasing, que devem pagar o imposto para as cidades onde estão instaladas

Frigoríficos têm alta em papéis, apesar da ‘gripe’
Levantamento do Valor Data mostra que, de 15 de maio até 7 de junho, as ações das quatro maiores empresas do setor subiram, puxadas por sinais de melhora em suas margens operacionais

China investe US$ 13 bi em setor elétrico brasileiro
O país já é um dos principais investidores no segmento; entre 2007 e 2021, as elétricas chinesas aplicaram no Brasil o montante de US$ 32 bilhões

Custo da energia é entrave a plano de reindustrialização
Análise da consultoria GO Associados aponta que ‘dolarização’ nos reajustes da tarifa de eletricidade tem impactos sobre o custo Brasil

Aposta de deflação em junho ganha força entre economistas
Resultado do IPCA em maio e expectativa de queda nos preços de carros e alimentos com alta comportada sustentam previsões

‘Crimes transnacional e ambiental têm crescido e ameaçam Estado’
Tráfico e biopirataria preocupam, diz comandante da Marinha

Na Marcha para Jesus, em SP, Lula é vaiado
Já o governador Tarcísio de Freitas, que anunciou uma ‘profecia’, foi aplaudido por parte da multidão de evangélicos

Tratado dos plásticos deve ter primeira versão no fim do ano
Mais de 10 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas desde 1950 no mundo e mais de sete bilhões de toneladas se transformaram em lixo

Sob controle em ano eleitoral, ‘a colônia’ Argentina ‘também’ ganha socorro da China
Governo anuncia “sucesso” de swap de dívida pública com a China, a maior operação desse tipo da história da Argentina

Copel sugere mudanças no estatuto para privatização
Medida visa listagem de ações no Novo Mercado da B3, aumento do capital social, exclusão dos dispositivos da Lei das Estatais, mecanismo de proteção e criação de “golden share”

Transporte por aplicativo abre espaço para corrida negociada
99 amplia para mais cidades opção de serviço em teste desde fevereiro deste ano no país; sistema é a base da operação da concorrente americana InDrive