Incerteza e juro travam investimentos
Desde o fim de 2022, custo de captação no mercado financeiro dispara 15% e fica acima do retorno que seria obtido pelas companhias, conforme estudo do Cemec-Fipe. As incertezas em relação ao rumo da política econômica e o efeito do juro alto devem travar os investimentos no Brasil neste ano e dificultar uma recuperação mais robusta da economia. (Estado)

É ótimo que ‘aquele cidadão’ comande o BC
Que bom que temos um cidadão presidindo a agência reguladora da moeda. A impessoalidade diminui a pessoa na pátria do “sabe-com-quem-está-falando”, mas é, ao mesmo tempo, um dos princípios orientadores da administração pública, segundo a Constituição (art. 37). O presidente do BC não tem de ser amigo, aliado ou escolhido do PR, melhor que não seja, e é a lei: está em jogo o interesse público. Pelo mesmo motivo, convém lembrar, a diretoria do BC é colegiada, do tipo que decide em conjunto, e eles são nove. É grotesco, ainda que não inconstitucional, o PR ralhar em público com o presidente do BC. Não sei bem qual a diferença entre isso e a diatribe do PR anterior contra os conselheiros da Anvisa e outros órgãos técnicos da Saúde. Nesses casos, ficou estabelecido que se tratava de “ataques à ciência”. E agora? O que dizer quando o PR quer atropelar o BC na sua rotina de execução do sistema de metas para a inflação, e fazer política monetária lá do Palácio? E quando diz que os livros de economia. Questionar o saber estabelecido é uma saída populista; cria a ilusão de que há uma fórmula mágica não servem mais? (Estado)

Preço da gasolina volta a registrar queda, diz ANP
O preço médio da gasolina nos postos em todo País recuou 0,5%, para R$ 5,51 por litro, na semana iniciada no último dia 19, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural. (Estado)
NOTA: Melhor para o consumidor, pior para os acionistas, que aos poucos irão perder a sua rentabilidade e ainda, a Petrobras irá se depreciar em papéis para subsidiar o preço calculado do combustível ao dólar. Para um olhar otimista, que estas percas se alcance uma saída dos fósseis e se desenvolva uma produção verde nos combustíveis. Também é preciso atenção sobre motores ligados a estes novos combustíveis verdes, as misturas no diesel e da gasolina, ligado ao etanol e biodiesel tem prejudicado os motores, não adianta abaixar os preços se prejudica os motores. As fabricas reclamam destas misturas, mas é preciso mais atenção na filtragem dos motores sobre as borras.

Modelo atual vai gerar desequilíbrio na Previdência e estimula pejotização de profissionais, aponta estudo da FGV. Apesar de o ter sido pensado para ampliar a formalização e a inclusão previdenciária de trabalhadores de menor renda, menos da metade (43,6%) de seus participantes tem renda do trabalho de até dois salários mínimos, enquanto 56,4% ganham acima disso, mostra estudo do FGV Ibre. (Folha)

Governo tenta conter pressão por exceções na reforma tributária
Secretário na Fazenda, Bernard Appy reconhece que alguns segmentos podem ter tratamento diferenciado. Mesmo com a posição firme do governo na defesa de uma reforma tributária sem exceções, setores já se articulam para tentar obter um tratamento favorecido no texto em meio a temores de aumento da carga tributária e elevação de custos. Desde que as discussões foram retomadas no começo de 2023, a principal voz contra a adoção de uma diferenciação entre setores é a do secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Atividades agropecuárias, agroindustriais, pesqueiras e florestais, educação, saúde, transporte público coletivo e rodoviário de cargas e entidades beneficentes de assistência social são citadas no substitutivo apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator na comissão mista que analisou o mérito das PECS 45, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), e 110, do Senado. O colegiado acabou extinto em maio de 2021 por falta de previsão regimental, nas palavras do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nas discussões de 2023, saúde, educação e agronegócio são citados como potenciais exceções a constar do texto final de Ribeiro, escolhido novamente para relatar a PEC. O agro cita a experiência internacional para defender que o setor tenha um regime especial na reforma. “Países que usam o IVA, principalmente os da OCDE, têm tratamento favorecido para as atividades agropecuárias. De 35 países, 4 não têm alíquota favorecida para o agro, que são Chile, Dinamarca, Estônia e Nova Zelândia. São países que não têm tradição de produção agropecuária como o Brasil”, afirma Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da CNA. (Folha)

• Investigação atinge magistrados de megarrecuperações judiciais