Iniciado na tarde de terça-feira (11/04), o Fórum de Meio Ambiente do Sistema Ocepar teve prosseguimento na manhã desta quarta-feira (12/04), na sede da entidade, em Curitiba. O evento, que reuniu cerca de 20 profissionais da área ambiental que atuam em cooperativas paranaenses, teve como objetivo discutir projetos de crédito de carbono, além de debater sobre os desafios e demandas prioritárias do setor cooperativista. Nesta quarta-feira (12/04), a programação foi aberta com um café da manhã, com a presença do diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Gustavo Fischer Sbrissia.

Preservar e produzir – Após o café, os debates tiveram continuidade com a apresentação institucional do diretor do Sedest, que fez uma explanação sobre as ações prioritárias da secretaria. “O objetivo é desenvolver uma política ambiental que concilie preservação e produção. O Paraná é um grande celeiro no país, com uma agropecuária competitiva e grande geradora de desenvolvimento. Em sua maioria, os produtores são preservadores e esse trabalho precisa ser reconhecido. Vamos atuar para o incremento e melhorias nos programas de pagamento por serviços ambientais, que remuneram o produtor que preserva, buscando também formas de valorização por crédito de carbono”, afirmou Sbrissia.

Diálogo – Segundo o diretor de Políticas Ambientais, um dos focos da atuação da Sedest é a desburocratização dos processos de licenciamento do Estado. “Temos como prioridade trabalhar para uma melhor estruturação e modernização do órgão ambiental, por meio de projetos de integração de sistemas, com melhorias tecnológicas e contratação de novos profissionais para o quadro técnico”, disse. “Foi muito importante participar do Fórum de Meio Ambiente da Ocepar, pois um ponto fundamental para a Sedest é o diálogo contínuo com o setor produtivo”, concluiu. O evento foi encerrado com um debate entre os participantes, a respeito dos gargalos e desafios ambientais do Paraná.

paranacooperativo Quarta, 12 Abril 2023 10:20

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui