A Samsung exibe, na próxima semana, o funcionamento de um sistema que busca barrar golpes via celular para roubo de dados. O software, de uma empresa dos EUA, também deve ser embarcado nos aparelhos de seus concorrentes com aval da Anatel. A ABR Telecom centralizará a contratação do serviço de identificação e autenticação das chamadas feitas por empresas interessadas, que pagarão poucos centavos por ligação.

ESTREIA A nova funcionalidade será apresentada pela Samsung e Anatel em um evento da Associação das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas na quarta (14), em Brasília (DF).

BINA MODERNA Quem assinar o serviço assegura que, quando o telefone chamado tocar, aparecerá uma mensagem no visor do destinatário com seu nome e um aviso de que a ligação foi rastreada para confirmar que, de fato, partiu de quem originou o telefonema. Isso ocorrerá mesmo se a pessoa acionada não tiver o número salvo. Os clientes potenciais são os bancos, usados para promoção de golpes.

ENGAJAMENTO Entre os fabricantes, a Samsung é a que está mais adiantada. Quase todos os seus modelos já estão com o software embarcado. Google, Apple e Motorola estão mais atrasados.

OUTRO FOCO Como noticiou o Painel S.A., o Banco Central divulgará na próxima semana os primeiros resultados da Firmus, uma sondagem com empresas não financeiras e famílias realizada trimestralmente. É uma coirmã da Focus, que é feita com instituições financeiras e, por isso, alvo de críticas pelo viés alinhado com o mercado.

ROTA… Palco da apreensão de um avião do PCC, o maior hangar do Campo de Marte, aeroporto executivo em São Paulo, está há quase 22 anos com a Tucson, empresa que opera com o contrato vencido graças a liminares judiciais.

…INCERTA Representante no Brasil da Robinson, importante fabricante de helicópteros, a Tucson resiste até à troca na administração do aeroporto, que foi privatizado. A PAX, a nova concessionária, controlada pelo grupo XP, notificou a empresa para que desocupasse o hangar há quase um ano, mas nada ocorreu. A Tucson não quis se manifestar.

HOTEL… A Expo Transportes do ABCD, conhecida como o feirão dos cegonheiros, deve movimentar R$ 480 milhões neste ano, 20% mais do que no ano passado. A projeção do Sinaceg, sindicato da categoria, é ainda conservadora, considerando que o setor não retomou o desempenho pré pandemia e opera com 70% de sua capacidade.

…SOBRE RODAS Neste ano, serão 23 expositores no Pavilhão Vera Cruz de São Bernardo do Campo (SP), entre 26 e 28 de setembro. Por cerca de R$ 2 milhões, dá para comprar um modelo moderno, com cama, frigobar, ar-condicionado e outras amenidades, que permitem a um motorista dirigir mais de 1.000 km sem sentir tanto o desgaste da jornada.

Folha de S.Paulo 9 de Agosto de 2024
Por: Julio Wiziack