Nos dias 19, 20 e 21 de junho, a Coopertradição recebeu aproximadamente 25 integrantes do 13° Grupamento de Bombeiros, da unidade de Pato Branco, para um treinamento prático na unidade de grãos.

Aprimoramento – A atividade foi coordenada pelo técnico de segurança e resgatista operacional para atividades em espaços confinados e altura, da Coopertradição, Cleverson do Nascimento, e teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos bombeiros sobre as estruturas físicas e os procedimentos de emergência em ambientes de armazenamento de grãos.

Espaços confinados – O treinamento focou principalmente em espaços confinados, locais que apresentam riscos específicos devido às suas características. Os bombeiros, que já possuem uma formação teórica sobre o tema, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as particularidades desses ambientes, como silos, pés de elevador, moegas e túneis. Cleverson explicou que, além de conhecerem as estruturas, os bombeiros foram orientados em todas as possibilidades de resgate e salvamento, levando em conta as variáveis e os agravantes de cada situação.

Troca de experiências positiva – “Essa troca de experiências foi extremamente positiva. Os bombeiros puderam visualizar detalhes que antes desconheciam, o que permitirá uma atuação mais eficiente e segura em casos de emergência”, comentou Cleverson.

Parceria – A escolha da Coopertradição, para a realização deste treinamento, de acordo com o Primeiro Tenente do grupamento de Pato Branco, Mozart Rocha, se deu não apenas pela sua relevância regional, no setor de armazenamento de grãos, mas também pela parceria de longa data com o Corpo de Bombeiros. A Cooperativa já realizou diversas doações de materiais de atendimento pré-hospitalar e tem colaborado com campanhas como a SOS Rio Grande do Sul, além de apoiar a construção de um muro de escalada na sede do 13º grupamento.

Palmas – Além de Pato Branco, o treinamento foi realizado na unidade de grãos em Palmas, nos dias 07, 14 e 21 de junho, seguindo o ciclo anual de instruções do Corpo de Bombeiros. Este ciclo inclui capacitações teóricas e visitas técnicas a empresas, abordando conteúdos como funcionamento de unidades armazenadoras de grãos, prevenção de incêndios, métodos de contenção de explosões e salvamento em silos.

Locais de risco – “Ter conhecimento detalhado dos locais de risco é essencial para garantir a celeridade e a segurança das operações de resgate. Cada minuto pode ser crucial para salvar uma vida, e estar preparado faz toda a diferença”, destacou o Subtenente do Grupamento de Palmas, Clovis Maccari.

Acidentes – O planejamento dessas instruções visa reduzir a ocorrência de acidentes em ambientes de armazenamento de grãos. A evolução das empresas na adoção de medidas preventivas tem sido notável, e a parceria entre a Coopertradição e o Corpo de Bombeiros reforça esse compromisso com a segurança.

Qualificação – A Coopertradição se orgulha de contribuir para a qualificação e a preparação dos bombeiros, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências e promovendo a segurança de todos os envolvidos nas operações de armazenamento de grãos.

(Assessoria de Imprensa Coopertradição) Sexta, 28 Junho 2024 07:51