Lucro bilionário do FGTS deverá ser distribuído a trabalhadores até agosto
A Caixa deve distribuir, até o fim de agosto deste ano, lucro bilionário do FGTS. O dinheiro será creditado na conta dos trabalhadores com saldo no fundo em 31 de dezembro de 2022 e só poderá ser movimentado nas situações previstas em lei.O valor total a ser distribuído depende do lucro do banco em 2022, que está estimado em R$ 15 bilhões, e do percentual a ser liberado pelo Conselho Curador do FGTS. O conselho reúne representantes de trabalhadores, governo e empresas.Em 2021, o conselho distribuiu 99% do resultado de R$ 13,3 bilhões. Com isso, os trabalhadores receberam R$ 13,2 bilhões. O índice de distribuição foi de 0,02748761. A cada R$ 100 na conta do FGTS em 31 de dezembro, foram creditados R$ 2,75.A apresentação dos resultados do FGTS e o debate sobre distribuição dos lucros ocorre em reunião do Conselho Curador. O órgão tem encontros marcados em 20 de junho e 25 de julho. O dinheiro, no entanto, não chega facilmente ao bolso do trabalhador, pois só pode ser sacado em situações como demissão sem justa causa, aposentadoria e compra da casa própria. Pró-Cotista para compra de imóvel novo é ampliado.Uma instrução normativa do Ministério das Cidades prevê que o orçamento da linha Pró-cotista deverá destinar, no mínimo, R$ 2,010 bilhões para a compra de imóveis novos. A nova regra também estabelece um novo valor máximo que poderá ser destinado a imóveis de um valor superior, acima de R$ 500 mil. Esse teto, que era de R$ 600 milhões, agora passa para R$ 2,010 bilhões. Pró-Cotista é uma linha de financiamento habitacional da Caixa destinada aos trabalhadores titulares de contas vinculadas ao FGTS. O programa possibilita a compra de imóveis novos e usados ou em construção, com financiamento em até 30 anos. (Folha)

Preço da carne cai, mas varejo pouco sente
Redução no ano passava de 15% até o final de maio, com a arroba a R$ 243,25 em São Paulo; no varejo, queda foi de 3,47%. Maior oferta de animais derrubou as cotações no campo e reduziu preços nos frigoríficos. Consumidor, porém, vê pouca diferença. A retração na cadeia de bovinos gradativamente abre a perspectiva para que o bife volte ao prato do brasileiro. A renda apertada, porém, continua sendo o principal obstáculo à retomada do consumo. Ele já foi de cerca de 33 quilos per capita no passado e recuou para 26 quilos em 2022. A arroba do boi gordo no Estado de São Paulo para pagamento à vista fechou maio cotada a R$ 243,25, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. A mínima anterior havia sido registrada em setembro de 2020 (R$ 240,45). O resultado de maio é uma marca muito distante do pico de R$ 352,05, atingido em 22 de março do ano passado. Neste ano, a arroba já caiu mais de 15% até o final de maio, em termos nominais. Se for descontada a inflação, o valor médio mensal recuou 6,17% no ano até maio. Em 12 meses, a retração foi de 15,3%. No entanto, o consumidor tem sentido um recuo bem menor no preço da carne no açougue e no supermercado comparado ao que houve no campo. (Estado)

Câmara aprova MP do Minha Casa, Minha Vida
A Câmara dos Deputados aprovou ontem a medida provisória (MP) que retoma o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A MP precisa ser submetida ao Senado até a próxima quarta-feira. O deputado Fernando Marangoni (União-SP), relator do substitutivo aprovado, incluiu no parecer várias modificações sugeridas por congressistas e pelo setor da construção.Uma delas põe fim ao monopólio da Caixa e permite que outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, como bancos digitais e cooperativas de crédito, possam participar de obras destinadas às famílias na Faixa 1 (renda familiar até R$ 2.640), em cidades de até 80 mil habitantes.O texto aprovado também acrescentou a previsão de reajuste nos contratos do programa, o que foi visto como um ponto positivo pelo setor. (Estado)

Um em cada cinco jovens de 15 a 29 anos no País não trabalha nem estuda
Pnad 2022 aponta que 20% dos brasileiros de 15 a 29 anos de idade representam a chamada ‘geração nem-nem’; porcentual é um pouco menor do que o de 2019: 22,4%.

Negociações de dívidas pelo Desenrola podem destravar até R$ 100 bi. Secretário do Ministério da Fazenda detalha calendário de implementação do programa, que começa já em julho. Fazem parte da geração nem-nem 49 milhões de brasileiros, um número considerado muito alto. Dos 49 milhões de brasileiros na faixa dos 15 aos 29 anos em todo o País, 20% não estudam nem trabalham – porcentual um pouco menor do que o de 2019, que era 22,4%, mas, ainda assim, considerado muito alto. Essa é a chamada geração nem-nem: nem estuda nem trabalha. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) – Educação 2022, que foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda nesta faixa etária (15 aos 29 anos), 15,7% dos jovens estavam ocupados e estudando, 25,2% estudavam, mas não trabalhavam e 39,1% estavam ocupados e não estudavam. No Brasil, em 2022, havia 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, o equivalente a uma taxa de analfabetismo de 5,6% – redução de 0,5 ponto porcentual ante 2019, o que corresponde a uma queda de pouco mais de 490 mil analfabetos em 2022.(Folha)

• Descontos podem ir além dos R$ 8 mil do governo
  • Hyundai, Renault e GM suspendem produção
  • ‘Valor do pacote para carros é dinheiro de pinga’