Negociação tributária soma R$ 400 bi em três anos e deixa Refis para trás. Times e empresas em recuperação judicial negociaram débitos; aeronaves e direitos sobre vendas de atletas são entregues à União. A lei que regulamentou as novas formas de negociação da dívida ativa da União com os contribuintes completou três anos na sexta-feira (14), com um saldo de R$ 404 bilhões em débitos tributários. (Folha)

Desonerações e subsídios devem chegar a R$ 486 bi. Valor previsto no PLDO para 2024 dificulta tarefa de Haddad de zerar déficit fiscal. Chamados de gastos tributários, esses cortes reduzem a arrecadação pública a partir de exceções nos impostos criadas para diminuir custos ao consumidor ou ao produtor. São concedidos aos diferentes setores da economia – principalmente comércio, serviço, saúde e agricultura (que, juntos, respondem por mais da metade do total). A previsão é que as maiores desonerações em 2024 sejam concedidas aos optantes do Simples Nacional (R$ 118,8 bilhões), à agricultura (R$ 57,1 bilhões), aos rendimentos isentos e não tributáveis do Imposto de Renda da Pessoa Física (R$ 40,2 bilhões), às chamadas entidades sem fins lucrativos (R$ 40,2 bilhões) e à Zona Franca de Manaus (R$ 35,1 bilhões). (Folha)

(Exemplo de vida pra começar uma carreira com experiência) Presidente começou como office boy e assume filial ibérica de multinacional
Função de contínuo, em declínio no Brasil, concentra trabalhadores em SP.Desde 2016, Leptich já é presidente da empresa no Brasil e principal executivo de vendas da América Latina. Mas, para acumular o cargo de presidente da AMS Osram para Portugal e Espanha, ele precisa providenciar a “apostila de Haia” —a autenticação de documentos públicos para que eles sejam válidos também no exterior. (Folha)

INSS faz alerta sobre a revisão da vida toda
Supremo publicou decisão final sobre correção, que garante direito de incluir contribuições antigas na aposentadoria. (Folha)

IA e DNA rastreiam origem de cadeias globais
Empresas têm usado tecnologias avançadas para evitar abusos na produção e inspecionar a origem dos produtos. Em uma descaroçadora de algodão no vale de San Joaquin, na Califórnia, uma máquina quadrada ajuda a borrifar uma névoa fina, contendo bilhões de moléculas de DNA, sobre o algodão Pima recém-limpo. Esse DNA funcionará como um código de barras minúsculo, aninhado entre as fibras macias quando forem transportadas para fábricas na Índia. Lá, o algodão será transformado em fios e tecido em lençóis, antes de chegar às prateleiras das lojas da Costco nos Estados Unidos. A qualquer momento, a Costco pode testar a presença do DNA para garantir que seu algodão cultivado nos Estados Unidos não foi substituído por materiais mais baratos —como o algodão da região chinesa de Xinjiang, que é proibido nos Estados Unidos por causa de ligações com trabalho forçado.
Em meio à crescente preocupação com a opacidade e os abusos nas cadeias de suprimentos globais, empresas e funcionários do governo estão recorrendo cada vez mais a tecnologias como rastreamento de DNA, inteligência artificial e blockchains para tentar rastrear matérias-primas da fonte até a loja. (Folha)

Crise no setor faz varejo perder ‘um Uruguai’ em dois anos
Valor de empresas cai R$ 339,6 bi e cenário não é de recuperação. Juros altos, inflação resistente em níveis elevados e renda estagnada derrubaram as vendas e fizeram as empresas brasileiras de varejo perder R$ 339,6 bilhões de valor de mercado nos últimos dois anos. A desvalorização das ações na Bolsa equivale ao PIB do Uruguai, informa Marcia de Chiara. O resultado foi influenciado pela crise da Americanas, mas vai muito além. Ações de 23 varejistas recuaram, em média, 59%. “A demanda está muito fraca, especialmente para produtos que necessitam de financiamento”, diz Viviane Seda, da FGV. O cenário não é favorável a mudanças significativas no curto prazo, especialmente para venda de itens de maior valor, dizem economistas. Empresas de varejo perderam R$ 339,6 bilhões de valor de mercado nos últimos dois anos. O tombo, com a desvalorização de ações na Bolsa, equivale ao Produto Interno Bruto (PIB) do Uruguai. Juros altos, inflação resistente em níveis elevados e renda estagnada tiraram o poder de compra dos brasileiros, enfraqueceram as vendas e fizeram o varejo cair na real.

Os ‘gatos’ e sua conta de luz
Os “gatos” do poste não são problema apenas das distribuidoras de energia elétrica. São também para você, porque boa parte dessas perdas são descarregadas sobre sua conta de luz. (Estado) Quando crimes políticos são legalizados, a mensagem que passa são atos como estes, mas vai além dos gatos, vamos somar, os amargos tributos, preparados para a reforma tributária, chamados de “custos sociais” nas contas de luz, que de fato acaba indo para os bolsos das benesses políticas, além das ‘Cias’, nos bancos das negociações parlamentares e outros na bacia do Congresso brasileiro nos bastidores. O custo Brasil do aumento no número de funcionários públicos. Tudo isso e além, da esbanja e luxúria do planalto, viagens… Alguém tem que pagar esta conta, é você, empresário e trabalhador quem paga.

• Expectativa com regra fiscal divide notáveis
  • Entre ações de varejistas, tombo em dois anos chega a superar 90%
  • Crise no setor faz varejo perder ‘um Uruguai’ em dois anos
  • J. R. Guzzo: Dólar, yuan e idiotice