Ser autêntico no trabalho pode ser ruim, diz estudo
Pesquisadores americanos afirmam que nem sempre a autenticidade é igualmente benéfica para todos os contextos. Todo mundo parece estar falando da importância de sempre ser você mesmo com todos. Mas será que isso pega bem no trabalho? (Estado)

Banco genético de cana-de-açúcar em Camamu, na Bahia, cria super plantas para o futuro.
Espécimes de cana mantidos pelo Centro de Tecnologia Canavieira; entre as mais de 5.400 variedades preservadas estão híbridos criados para serem mais produtivos ou resistentes. A propriedade, em Camamu, cidade de 35 mil habitantes, é considerada um berço da cana no país e mantém espécies ancestrais do Brasil e de outros países, além de híbridas, num acervo que supera 5.400 variedades. (Folha)

Os efeitos da música e dos vídeos acelerados
Especialistas veem risco de ansiedade e dificuldade de atenção. Gabriel Schneider usa tudo em velocidade superior a 1x. Músicas em rotação acima do normal, que deixam mais aguda a voz de quem canta, os “sped up songs” ou “speed up songs” se popularizaram no TikTok e ganham o topo das paradas. Artistas pop, como Lady Gaga, já lançaram versões aceleradas de músicas. Pesquisadores ouvidos pelo Estadão dizem que vivemos, de fato, em velocidade sem precedentes. Segundo eles, isso está ligado à tecnologia e teve como catalisador a pandemia, quando nos isolamos e usamos as telas para comunicação. (Estado)

Trabalho infantil cresce nos EUA, e estados relaxam leis
Empresas têm se aproveitado do aumento de imigrantes menores de idade, apontam especialistas. Em um restaurante do Mcdonald’s em Louisville, cidade mais populosa do estado americano de Kentucky, duas crianças de dez anos trabalhavam servindo clientes até as 2h. (Folha)

Picapes se consolidam entre modelos mais vendidos do Brasil
Mais rentável para as montadoras, segmento ganhou força na pandemia; troca por milho e soja também impulsiona vendas. Até o fim do ano, ao menos dez novas picapes terão chegado ao mercado brasileiro. Há desde a compacta Chevrolet Montana (a partir de R$ 118,7 mil) até a gigantesca RAM 1500 Limited (R$ 530 mil) (Folha)

O ESTADO DE S.PAULO

  • Reforma será pautada antes do recesso, diz Lira
  • ‘É pouco provável dar certo o pacote do carro popular’
  • Governo planeja carro popular, mas clientes compram SUVs
  • Inflação deixa 6 em cada 10 crianças argentinas abaixo da linha da pobreza
  • Aras define regras para novo penduricalho do MP
  • Esquema de fraude tinha braço em outra cidade do RJ

O GLOBO

  • Na era das ‘cavernas’: Sem crédito, argentino usa ‘banco’ paralelo
  • Com veto do Ibama, Petrobras mira na Guiana
  • Líderes do G7 vão criar grupo de trabalho sobre regulação de IA

FOLHA DE S.PAULO

  • Se acordo Mercosul-UE não for fechado agora, não fecha mais, diz eurodeputado
  • Empresários temem que Lula reverta medidas econômicas
  • Governo mantém sigilo para estudo sobre meta de inflação
  • Ato de Aras pode turbinar salário no Ministério Público
  • Decisão do STF sobre Marco Civil pode ir além de big techs
  • Base de Lula terá teste de fogo no Congresso com arcabouço fiscal e MPs
  • MST quer trator chinês (pra colônia brasileira) e lote perto de centro urbano
  • Base de Lula terá teste de fogo no Congresso com arcabouço fiscal e MPs

REVISTA EXAME – Carreira

Saúde mental e o seu impacto na carreira
Sônia Lesse, especialista em Diversidade e Inclusão e diretora de Experiências na Profissas, discute como saúde mental e diversidade são assuntos conectados. O privilégio de parar, de refletir sobre o trabalho, de saber onde quer chegar profissionalmente, nem sempre é possível, principalmente porque as exigências e pressões profissionais e sociais não favorecem o bem-estar e a saúde mental das pessoas. Estamos em estado de alerta, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ansiedade, esgotamento, estresse, depressão, insônia, são alguns dos sintomas que têm levado muitas pessoas ao consultório médico – e também à demissão. (Publicado em 20 de maio de 2023 às, 10h38.)

Carreira e maternidade: Como as empresas podem ser aliadas?
Mês de Maio, época de comemorações por todo o país por causa do Dia das Mães. Nesse período, muitas companhias realizam ações de endomarketing para suas colaboradoras e as marcas elaboram publicidades lindas e emocionantes para atrair consumidores. Bem bacana, não é mesmo? Sim, mas precisamos refletir sobre o assunto!
Essas atividades sazonais, na maioria das vezes, não promovem a mudança real e necessária para que as pessoas possam viver a maternidade e parentalidade com qualidade de vida e plenitude, por exemplo, para desenvolver suas carreiras.As organizações podem ser aliadas apoiando uma licença-maternidade estendida e remunerada, independentemente do tipo de contrato de trabalho. Quando a mulher retornar ao trabalho, é importante ter um ambiente que auxilie no aleitamento materno.Para isso, as empresas podem oferecer uma estrutura com sala de amamentação e de retirada de leite materno, com geladeira, poltrona e ambiente tranquilo. Afinal de contas, o ideal é que as mães sigam a recomendação da organização mundial da saúde (OMS) de amamentar de maneira exclusiva os filhos até os 6 meses. No caso do trabalho remoto, entender que ela também precisa de intervalos para fazer isso.Além da licença-maternidade estendida, existem outras possibilidades, como o auxílio-creche. Há também as organizações que possuem creche no local de trabalho. A licença paternidade estendida também é importante, já que a mãe não é a única responsável pelo cuidado com a criança. Logo, torna-se urgente a discussão de licença parental, pois na empresa podem ter outras pessoas que se tornam responsáveis por outras crianças em estruturas familiares diversas, e todas elas precisam de licença para ter qualidade e tempo de adaptação. (Publicado em 19 de maio de 2023 às, 12h01)

Revista Veja – Saúde

Ministério da Saúde descarta gripe aviária em trabalhadores no ES
Caso suspeito teve resultado laboratorial negativo, e outros dois aguardam emissão de laudo. O Ministério da Saúde eliminou a possibilidade de infecção por gripe aviária em funcionários do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave doente. Em nota à imprensa, a pasta disse que, dos 33 trabalhadores, apenas um estava em observação como caso suspeito para a doença, por apresentar sintomas gripais ao longo da semana. O resultado divulgado pelo ministério neste sábado, 20, mostra que o caso suspeito foi negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B).
(Redação Veja: 20 Maio 2023 ás 16:18)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui