Indústria segue modelo do agro e cria frente parlamentar
Perda de protagonismo do setor se reflete também no poder de influência política; grupo, que já reúne 290 deputados e senadores, pretende ser ativo no debate da reforma tributária. O primeiro teste para a atuação conjunta do grupo que reúne, até agora, 290 deputados e senadores, já tem data para ocorrer: a discussão da reforma tributária. “Temos menos indústria e muito menos representatividade do que poderíamos ter”, admitiu o gerente executivo de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles. (Estado)

Os principais pontos da reforma tributária, simplificados
Entre os eixos centrais estão a extinção de tributos, novas alíquotas e a criação do Imposto sobre Valor Agregado. (Estado)

Bancos lançam contas fora do País para atrair clientes brasileiros
Instituições têm um objetivo comum: preparar o terreno no exterior para receber investimentos fora do País. (Estado)

Fim de benefícios fantasmas assusta empresas e governos
Legislação prevê extinção desses privilégios, mas há tentativa de reativá-los.Um dos principais entraves à reforma tributária é o possível fim de benefícios fiscais ocultos que permitem a determinadas empresas obter créditos de impostos que nunca foram pago. (Folha)

Aposentadoria pode ser penhorada para pagar dívida
Tribunal aplica decisão do STJ, que permite apreensão do salário de devedores.Em um dos casos, os desembargadores confirmaram o desconto de 30% sobre a aposentadoria do trabalhador, condenado por improbidade administrativa. O entendimento foi que a subsistência da família não seria afetada, já que ele continuaria a receber 70% da renda do INSS.Além disso, a pessoa processada tinha outros empregos e recebia outro benefício pago pela Spprev (São Paulo Previdência). A renda líquida oscilava entre R$ 5.000 e R$ 8.000 mensais, diz o processo.O desembargador determinou que o INSS fosse comunicado para realizar o desconto de 30% diretamente na folha de pagamento do benefício e depositar o valor em uma conta judicial. “O desconto perdurará até o pagamento integral do débito”, diz a decisão.O advogado Antonio Nachif diz que o entendimento do STJ que permite a penhora não é válido apenas para os salários pagos em contratos com carteira assinada, ou seja, pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e pode ser aplicado sobre a renda de trabalho autônomo, assim como sobre as aposentadorias. (Folha)

• EUA vão adiar sanções ao Grupo Wagner
  • Enfraquecido, Putin cede para frear marcha golpista a Moscou
  • Foco da estatal segue na Margem Equatorial
  • Petrobras cogita retomar exploração na África
  • Bancos lançam contas fora do País para atrair brasileiro
  • Indústria segue modelo de ruralistas e cria frente parlamentar no Congresso
  • Rolf Kuntz: A estagnação veio antes dos juros
  • A volta dos que não foram: Desafio do novo PAC é evitar os erros do antigo

• Aposentadoria pode ser penhorada para pagar dívida
  • Governo teme que nova regra ambiental reduza exportação
  • Fim de benefícios fantasmas assusta empresas e governos
  • Como qualquer empresa, Petrobras tem direito de definir seus preços
  • Mercenários recuam após motim histórico na Rússia

• Rebeldes russo acuam Putin, mas se retiram após acordo
  • Os números não socorrem análise do BC
  • Jogadores abrem mente e coração
  • Mutilados Rio tem amior número de amputados do país, vítimas da guerra urbana
  • ‘Mergulhos profundos vão parecer pouco seguros agora’

Jornal Independente
GAZETA DO POVO

• Mercenários do Grupo Wagner iniciam retirada de Rostov-on-Don
  • “Chefes da Rússia não controlam nada”, diz Zelensky após crise russa
  • Apoio à Rússia faz Lula perder protagonismo
  • Seis traficantes do PCC que foram soltos pela Justiça brasileira
  • A aposta da justiça restaurativa para evitar que conflitos gerem violência em escolas
  • Ditadura aperta o cerco contra a liberdade religiosa em Cuba, aponta novo relatório
  • A perseguição abortista no CNJ
  • Sob interesse chinês: Lula recua e deve turbinar Plano Safra
  • Adapar informa primeiro caso de Gripe Aviária em ave silvestre no Paraná
  • Ou Direitos Humanos ou democracia “adulterada em ditadura”
  • Putin se diz “apunhalado pelas costas” pelo grupo Wagner; mercenários rebatem: “somos patriotas”
  • “Missão dada é missão cumprida” – STF segue ordem
  • Ainda temos a ‘democracia’ da liberdade de expressão nas redes sociais brasileiras?

Capas dos Jornais estatais