É preciso discutir nova reforma da previdência
Apesar das mudanças em 2019, ritmo de aumento do déficit é insustentável, sobretudo após Lula mudar política para reajuste do salário mínimo. A última reforma, proposta em 2016 pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), só saiu três anos depois, no final 2019, no governo Jair Bolsonaro (PL). Apesar da mudança, o déficit previdenciário da União foi de R$ 428 bilhões em 2023. Lamentavelmente, o Congresso não deverá contar nesta empreitada com o apoio do presidente Lula (PT), refratário a reformas impopulares, mas imprescindíveis. Será mais um erro deste governo, que colherá déficits crescentes, a provável violação de suas metas fiscais e uma trajetória explosiva da dívida pública —que pressionará o dólar, a inflação e os juros. Os parlamentares consideram não mexer em direitos adquiridos, mas aplicar mudanças sobre os novos que ingressarem no sistema, o que deve ser insuficiente. Hoje, há um rombo contratado, para além dos déficits anuais, de mais de R$ 100 bilhões em quatro anos. Ele será consequência direta, diga-se, da decisão de Lula de corrigir o salário mínimo pela inflação e o crescimento do PIB. As regras dos militares têm o maior déficit por beneficiário entre os três regimes da União, de R$ 159 mil per capita por ano. No INSS, ele é de R$ 9,4 mil, e no regime dos servidores civis, de R$ 69 mil, segundo o Tribunal de Contas da União. No meio rural, homens e mulheres se aposentam aos 60 e 55 anos, respectivamente —ante 65 e 62 anos nas zonas urbanas. Estima-se que, do déficit primário do INSS de 2,7% do PIB em 2022, 40% se originaram na previdência rural. Todos esses temas são sensíveis e politicamente espinhosos. Daí a necessidade de se começar a debatê-los já para que a sociedade fique bem informada sobre o que está em jogo: a possibilidade de uma ruptura que leve o sistema a não ter como honrar seus pagamentos. (Folha)

O Brasil da agricultura e da alta produtividade
Mantendo a expansão da produção agrícola de forma sustentável, País continua entre os principais produtores mundiais de alimentos. E as projeções são otimistas.

• Manchete: Pela primeira vez em 25 anos, oposição é favorita na Venezuela
  • Venezuela vota sob o signo do medo
  • Iniciativa é um contraponto a advogados pró-PT
  • Advogada articula grupo para apoiar pauta conservadora
  • Com ‘emenda Pix’, Centrão recebe mais repasses do que PT antes das eleições
  • PGR denuncia deputado por chamar, Lula de ‘ladrão’, mas todo mundo sabe
  • Venezuela vota sob o signo do medo
  • A ‘desoneração’ da folha do PT

• Manchete: Venezuela vai às urnas em ameaça inédita a Maduro
  • É preciso discutir nova reforma da Previdência
  • Celso Rocha de Barros: Maduro perde hoje?
  • Bruno Boghossian: A desgraça da Polícia Rodoviária
  • Samuel Pessôa: Os memes de Haddad
  • TSE tem transição fria entre Moraes e Cármen, e começo indica mudança
  • Militar tem mais tempo de inatividade do que de contribuição
  • Rejeitos do setor geram energia e substituem diesel
  • Desafio para o agro é aumentar produção sem desmatamento
  • Auxílio-doença puxa crescimento dos gastos e põe em xeque Atestmed
  • Militar tem mais tempo de inatividade do que de contribuição
  • BB e Petrobras têm menos mulheres líderes do que a média
  • Caixa estuda contratação de empresaacusada de fraude

Jornal Imparcial
GAZETA DO POVO

• Wassef acusa PF de fazer apreensão ilegal no caso ‘ridiculo’ das joais
  • Navios verdes poderão “pular a fila” de atracação nos portos do Paraná
  • Venezuela vai ás urnas em meio a ameaças de Maduro e temor de nova fraude eleitoral
  • Coaches e influencers migram das redes para a política, mas ainda geram desconfiança
  • Boi China subiu a régua da carne brasileira, que vislumbra voos mais altos
  • Netanyahu avisa que Hezbollah “pagará um alto preço” após morte de 11 crianças em Israel
  • Maduro briga com Lula e expõe divisão interna do Foro de São Paulo
  • Líder chavista diz que se algo der errado na eleição culpa será da direita
  • Elon Musk manifesta apoio à oposição na eleição presidencial da Venezuela
  • O combate à fome, o consumo mundial e a inflação de alimentos
  • em carta, Ronnie Lessa diz se arrepender de delação
  • Maduro fecha espaço aéreo e deporta observadores da eleição convidados pela oposição
  • Ataque atribuído ao Hezbollah mata crianças em campo de futebol em Israel
  • Igreja e direita francesa criticam cerimônia de abertura dos jogos Olímpicos
  • Não há final feliz possível para a Venezuela
  • Comos se diz “toma lá, dá cá” em inglês?
  • PSDB confirma candidatura de Datena após confusão com ala pró-Nunes: “Baderna”
  • Sem vice, Tabata oficializa candidatura à prefeitura de São Paulo ao lado de Alckmin
  • Ministério do Esporte ‘petista’, faz post racista com macaco em alusão à delegação brasileira nas Olimpíadas
  • Escola Sem partido: como Olavo de Carvalho, direita e STF influenciaram o fim do movimento