Pesquisadora do Instituto responsabilizou produtores rurais pelo aumento dos casos de incêndios florestais no Brasil

A coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luciana Gatti, concedeu entrevista à Globonews no último domingo (15) e responsabilizou produtores rurais pelos incêndios que afetam grande parte do país.

“É uma ação coordenada para desgastá-lo [o presidente Lula]. […] pessoal taca fogo na cana para colher, então, para eles, não é prejuízo. Eles fazem isso para ficar mais barata a colheita, para não fazer a colheita mecanizada”, disse ela, na ocasião.

Desafio à pesquisadora

A declaração da profissional motivou notas de repúdio de entidades ligadas ao agronegócio e indignação do secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Em suas redes sociais, ele gravou um vídeo dizendo que a pesquisadora faz militância partidária e que suas declarações foram “nefastas e criminosas”.

De acordo com Piai, a servidora do Inpe manifesta publicamente a tentativa de “criminalizar um setor que é a mola propulsora de nossa economia”.

O secretário ressaltou que o estado de São Paulo conta, há mais de dez anos, com o Protocolo Etanol +Verde, que proíbe as queimadas para a colheita da cana.

“Convido você, Luciana Gatti, a visitar os homens e as mulheres do campo que perderam praticamente tudo e que estão vivendo um momento de extrema dificuldade a falar isso na cara deles, que foi encenação. Que vergonha a sua declaração. Nós esperamos já uma retratação do governo federal”.

Nota de repúdio

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou nota também repudiando veemente a declaração feita por Luciana.

Fonte: Em vídeo – Canal Rural – 17/09/2024 20:14

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui