Foi aberto, na manhã desta sexta-feira (28/06), no Centro de Eventos Universe Life Square, em Curitiba, o Fórum de Diversidade, Inclusão e Equidade das Cooperativas do Paraná. O evento conta com a presença de 80 profissionais de 21 cooperativas paranaenses e empresas convidadas.  Durante o dia todo, serão apresentados diversos cases sobre o tema. Segundo Hialony Rodrigues de Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR), que em conjunto com o Sescoop/PR organiza o fórum, “esta é uma oportunidade para debater um tema de extrema importância, que é a questão da diversidade e inclusão no setor cooperativista paranaense. Sabemos que as cooperativas já realizam muito neste sentido, mas os cases que vamos trazer aqui, podem contribuir para a melhoria das práticas internas do setor”, frisou.

Presença – O evento contou com a presença do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, que destacou o grande número de cooperativas interessadas em participar. “Ficamos muito felizes com a presença de vocês aqui hoje, pois teremos a oportunidade trocar informações entre as cooperativas e empresas convidadas sobre as metodologias que foram adotadas em cada uma para tratar sobre este tema de suma importância que é a inclusão, diversidade e equidade”, afirmou.

Rumo – O primeiro case apresentado foi da empresa Rumo Logística. O convidado foi o gerente de Atração, Cultura e Diversidade, Inclusão e Equidade e Pertencimento (Diep), Tiago Proba. Ele contou que o trabalho de implantação de uma política voltada ao tema foi em 2020. “Iniciamos de uma forma tímida, com um grupo que discutia o tema da diversidade na empresa. Aos poucos, fomos entendendo como podíamos transformar nossas ambições em estratégias. Percebemos que gênero era algo que precisava ser realizado dentro da Rumo. Então, criamos internamente uma campanha intitulada ‘Respeito importa!’ Houve uma excelente repercussão junto aos funcionários, em se tratando de um ambiente ferroviário, predominantemente masculino. O passo seguinte foi convencer a diretoria para revermos nosso manual de compliance. onde a maioria eram homens, iniciamos revendo o manual de compliance”, destacou.

Educação – Sobre essa etapa, Tiago conta que o envolvimento das lideranças ocorreu a partir de 2022 “para que o tema diversidade passasse ser uma política institucional da empresa. Com apoio deles, criamos um projeto, inicialmente, para que subsidiar bolsas de estudo a pessoas pretas e pardas. Verificamos que grande parte dos trabalhadores em nível menor dentro da empresa eram de cor e não tinham muitas oportunidades de estudar. Foi aí que passamos a verificar uma ascendência maior desses grupos. Muitos estavam em cargos de base e que tinham potencial para crescer. Hoje, temos diversos programas de inclusão e diversidade, onde temos como base o respeito, ética e integridade. Treinamos 100% das lideranças no tema, informando o que é assédio, preconceito etc. Foi assim que pudemos ver transformações acontecerem de fato”, conta.

Mulheres – Outro grupo que Tiago destaca também que teve um incremento dentro da Rumo, foi a das mulheres, que passaram a ter mais oportunidades. “Quando começamos o trabalho, em 2020, tínhamos apenas 6% de mulheres no quadro de trabalhadores, hoje já são 13%, sendo que 26% dessas estão em cargos de liderança.  Em 2024, estamos focados em intencionalidade e governança. Diversidade não gera inclusão, o que gera inclusão é intencionalidade, pois é algo que não acontece do dia para noite”, destaca ele. Tiago comentou que “para dar continuidade a este movimento é preciso de clareza, coerência e consistência. Somos orientados por pessoas. Hoje nossos princípios são orientadores pela diversidade, equidade e inclusão. Igualdades e oportunidades, comunicação inclusiva, tolerância zero e combate ao preconceito. Hoje queremos mais mulheres na Rumo”.

Programação – A programação continua até o final desta sexta-feira, com apresentação de outros dois cases:  Leroy Merlin, com a consultora de Desenvolvimento Responsável, Ana Mareia Duarte Evangélico, com o tema “ações de diversidade e inclusão são mais do que uma questão de responsabilidade social” e da empresa Braskem, que será apresentado por Camila Fossati, diretora global de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional e pela gerente sênior global de Diversidade, Inclusão e Equidade da Braskem na América Latina, Débora Ferraz.

Painel – O Fórum contempla ainda a realização de dois painéis. O primeiro “Treinamentos massivos de diversidade e inclusão” terá a participação do gerente sênior de Melhoria Contínua e líder de Diversidade, Equidade e Inclusão na Mondelez Internacional, Gilmar Braga, e da especialista de Diversidade no Grupo CCR, Sálvia Santana. O segundo painel “Empresas que são mais admiradas em Diep e ESG”, contará com a Talent Management Manager & HBRP e líder D&I na Renaut do Brasil, Isis Vigannico da Silva, e com a Diversity & Inclusion and Social Responsability Manager na Eletrolux na América Latina, Lorenna Carvalho Oliveira.

OCEPAR – Sexta, 28 Junho 2024 09:25

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui