Receita promete nova forma de ação; a ver
Projeto de lei que busca diferenciar bons e maus contribuintes é correto na teoria, mas sanha arrecadatória do governo petista preocupa. O intuito, correto, é desenvolver um sistema que incentive a conformidade de empresas, mude a lógica de antagonismo e reduza litígios. Não menos importante, busca-se diferenciar com maior clareza bons e maus pagadores, de modo que o fisco possa concentrar esforços nos devedores recorrentes.
A proposta tem três partes: políticas de conformidade, medidas para o controle de benefícios fiscais e a criação de um cadastro de devedores contumazes.
Quanto à conformidade, há três iniciativas. A primeira, voltada para empresas com faturamento mínimo de R$ 2 bilhões anuais e dívidas acima de R$ 100 milhões, é o chamado Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia).
Instituído por normativo da Receita em dezembro para uma fase de testes, o Confia abrange um universo de cerca de 1.600 pessoas jurídicas e almeja a resolução ágil e amigável de controvérsias tributárias. Na prática, busca-se maior disposição para autorregularização das empresas, sem multas no caso de não haver acordo em 120 dias.
A segunda providência é o sintonia, que abrange todos os contribuintes e estimula boas práticas. Cultura mais cooperativa e interlocução eficaz entre fisco e empresas são certamente bem-vindos para melhorar o ambiente de negócios.
Há ainda regulamentação adicional do Operador Econômico Autorizado (OEA), uma modalidade existente desde 2015 para agilizar o comércio exterior.
Também é pertinente a busca do governo por melhor controle de incentivos fiscais, que proliferam sem controle no país. A ideia é que as empresas beneficiadas especifiquem de qual regra se valem.
O cadastro de devedores contumazes, por fim, é medida óbvia para punir quem de fato explora as brechas da lei. Os piores casos são os daqueles que refinanciam dívidas fiscais repetidamente.
No agregado, deve-se apoiar a visão manifestada pelo secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, de que o antagonismo está ultrapassado, e o fisco moderno é o que orienta o bom contribuinte.
São palavras sensatas, mas o desafio estará na prática cotidiana. Como se sabe, qualquer mudança cultural ou institucional, para ser efetiva, depende de compromisso e aperfeiçoamentos continuados. A sanha arrecadatória do governo petista, num panorama de carga tributária já escorchante, é decerto um motivo de preocupação.

• Manchete: De olho no avanço chinês, Brasil vai financiar ônibus elétricos
  • Índia deve superar China em crescimento em 2024
  • Grupo definirá rodovias que podem ser federalizadas
  • BNDES avalia adoção de ônibus elétricos alugados para cidades menores
  • Traficante brasileiro da Rota Caipira é capturado na Bolívia
  • Foragidos fizeram uma família refém no RN
  • Planos para resgatar Marcola de prisão federal racham o PCC
  • Um ano depois, ainda há pessoas que moram em área de risco na Vila Sahy

• Manchete: IPI Verde favorece etanol e prejudica carros chineses
  • Endereço de comprador definirá o destino de imposto de veículos
  • Setor automotivo poderá acumular incentivos, mas terá que correr
  • Netanyahu diz que não invadir Rafah é ‘perder a guerra’ para o Hamas
  • Fugitivos de Mossoró fizeram família refém na sexta
  • Presídios precisam de reforço contra estratégias de facções
  • Sobrevivente toma dipirona para lidar com ansiedade
  • Belo Horizonte decreta emergência em saúde pública
  • Itaquera é o bairro com mais casos de dengue em São Paulo
  • Receita promete nova forma de ação; a ver

• Manchete: Financiamento a países pobres não pode ‘matar o doente’, diz Vieira
  • Sem oportunidades na reciclagem, futuro de catadores segue incerto
  • Lixo estimula investimentos e novo negócio
  • Clima é um dos principais fatores para a redução da safra neste ano
  • Fugitivos de Mossoró invadem casa e fazem reféns
  • Fuga reacende debate sobre modelo de prisões federais

GAZETA DO POVO

Jornal imparcial aos fatos

• Violência e insegurança limitam o crescimento da economia brasileira
  • Tropas ucranianas deixam cidade considerada primordial para tomada russa no leste
  • Na Etiópia, Lula condena Hamas, ataca Israel e pede Estado palestino livre
  • Em regime de urgência, projeto da Câmara pode alterar regras para programas de milhas aéreas
  • Lula, ONU, Hamas e Moraes: o que toda essa turma tem a ver?
  • Oposição acusa Putin por morte de Navalny e protestos são reprimidos na Rússia
  • Após se alimentar e fazer família refém, detentos de Mossoró fugiram com mantimentos
  • O que as universidades estão fazendo para combater a intolerância ideológica
  • Relacionamento abusivos na adolescência – e na vida adulta