O ATRASO DA INDÚSTRIA NACIONAL
Em vez de buscar a competitividade da indústria nacional, o governo Lula insiste na surrada e esgotada estratégia da substituição de importações. Nenhum programa do governo está buscando a inserção da indústria de transformação no mercado global. Enormes cargas de subsídios, créditos favorecidos, reservas de mercado, exigências de conteúdo local e defesas alfandegárias destinam-se a proteger a indústria local contra a entrada do produto importado, e não ao lançamento de exportações.

A política do presidente Lula de destinar recursos da Petrobras para construção de plataformas e de embarcações, a um custo exorbitante da chapa grossa de aço, aumenta ainda mais os custos de produção local e não consegue mercado externo. Os investimentos em refinarias são um dispêndio enorme de recursos destinados a garantir autossuficiência em derivados de petróleo, numa perspectiva de grande ociosidade de refino no mundo, especialmente se a transição energética for antecipada.

Os incentivos anunciados à indústria de veículos, pelo Programa Mover, têm por objetivo proteger o mercado interno da invasão chinesa, e não garantir a produção de veículos bons e baratos que possam ser colocados no mercado externo. Veículos a etanol, por exemplo, são boa resposta para as condições internas, mas não para o mercado externo. Quase nenhum outro país tem condições de queimar etanol em seus motores em vez de combustíveis fósseis.

A indústria da Zona Franca de Manaus, que consegue obter com isenção de impostos peças, conjuntos e materiais, não consegue exportar porque não tem preço. Não tem cabimento alegar que os custos logísticos tornam inviável a exportação. Ora, se importa quase tudo nas condições atuais de logística, por que não pode exportar?

Uma das novas preocupações da indústria é a forte entrada de mercadorias internacionais de até US$ 50 por unidade. A esse preço, a grande maioria desses produtos é de quinquilharias. E, no entanto, mesmo com todos os benefícios fiscais com que conta, a indústria local não consegue competir nem nessa faixa do mercado.

Se entrasse nesse jogo, a Embraer não conseguiria exportar nem teco-tecos. E, no entanto, é um grande sucesso, porque importa tudo o que de mais barato há nos mercados para montagem de seus aviões.

Se seguir com essa política, que deu certo nas décadas de 1950 e 1960, mas que deu tudo o que tinha de dar, a indústria de transformação continuará seu processo de desidratação e logo mais pesará uma insignificância no PIB nacional.
O Estado de S. Paulo.31 Março 2024 Por: Celso Ming celso.ming@estadao.com COMENTARISTA DE ECONOMIA

• Manchete: Depoimentos inéditos expõem polarização que levou à ruptura
  • Imposto alto e fiscalização falha aumentam preço das camisas e atraem pirataria
  • Cientistas do Brasil criam célula solar 3 vezes mais eficiente
  • O atraso da indústria nacional
  • Pátria levanta R$ 5 i para infraestrutura e quer voltar a investir em data center
  • IA aumenta necessidade de infra de dados
  • Trabalho remoto evolui para maior produtividade
  • Por que algumas cidades querem que você coma menos carne
  • Demissões transmitidas pelas redes sociais viralizam na internet
  • República sindicalista só sobre o cadáver moral das Forças 1964
  • Governo autoriza aumento de 4,5% em remédios
  • Atividade de extensão têm respaldo legal, informa faculdade

• CHATGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras
  • Data center consome energia de uma cidade
  • Bateria de areia é nova arma finlandesa contra gases tóxicos
  • Briga pela Eldorado Celulose vira teia de ações paralelas
  • Cacau vive seu ‘renascer’ na volta ás origens do cultivo em Rondônia
  • Dúvidas do Copom
  • A cada hora, nove brasileiras relatam à polícia algum caso de stalking
  • Alerta de açúcar não afeta a compra na Páscoa
  • Negócio social em São Paulo se torna pioneiro e festeja 1 ano de adoção da licença menstrual
  • Holanda encara seu passado em novo museu do Holocausto
  • Opus Dei é denunciada por trabalho análogo à escravidão

• Manchete: Em dez anos, 2,6 milhões de brasileiros emigraram
  • Tesouros ao mar: Mercado de compra e venda de ilhas no país chega a preços de até R$ 50 milhões
  • Muito além da tomada: Comprar carro elétrico envolve mais que a economia de combustível
  • Merval Pereira: Mudanças perigosas
  • Brasil da impunidade: De celular sumido a documento molhado por goteira, DH coleciona indícios de sabotagem

GAZETA DO POVO

• Prestes a ser aprovado, “SUS da educação” dá poder a sindicatos e impede combate à ideologia
  • Brasileiros ajudam a revelar biblioteca antiga soterrada pelo Vesúvio
  • Milei quer acelerar projeto que reduz maioridade penal para 14 anos
  • 11 pastores são condenados na Nicarágua em decisão proferida a portas fechadas
  • Aliado do PCC, cibercrime no Camboja visa brasileiros e já representa metade do PIB do país
  • Inflação pesa mais para a população de baixa renda no início de 2024
  • em mensagem de Páscoa, Lula fala de cirurgia no quadril e cobra de Nísia celeridade em fila do SUS
  • Os depoimentos dos generais e a ruptura que não houve
  • Produtores afetados por eventos climáticos e queda nos preços poderão renegociar crédito rural
  • Kim Jong-un e Vladimir Putin se unem a ONU e preocupam os Estados Unidos
  • Prefeito proíbe mostra de cinema LGBT em prédio público: “respeito sim, apologia não”
  • Advogado de Silveira pede a prisão de Moraes por “crime de tortura”
  • Estado Islâmico ameaça jogo do campeonato alemão Bayern Munique x Borussia Dortumund deste sábado
  • (Como irão escrever a história de 2022, a maior manifestação brasileira e a perfídia?)
  • Simone Tebet não vê problemas em Lula contemplar amigos no Governo Federal
  • Os golpes, 60 anos depois do golpe
  • O precedente da África que explica a aproximação entre Maduro e a Igreja Universal
  • Presidente colombiano erra ao ameaçar retaliação contra Israel