Metsul afirma que mês deverá ter novos eventos históricos como a enchente que atinge o Rio Grande do Sul.

Porto Alegre e boa parte do Estado do RS, enfrentam as piores enchentes da sua história na região. A defesa Civil gaúcha, ao menos 75 pessoas morreram com resultado destas inundações, e 88.000 estão desalojadas.

Segundo Metsul, empresa privada que realiza previsões meteorológicas, prevê que dadas as condições atmosféricas é possível que novos extremos atinjam o país durante o mês.

Segundo a Metasul, o Sul enfrentam o choque entre duas massas de ar. Uma quente, que estende todo o Centro e Sudeste do Brasil, e outra de ar frio, que tem sua origem na Argentina.

Este encontro vem proporcionando chuvas muito acima do esperado desde meados de abril, e deve seguir atuante nas próximas duas semanas.

“Em 2024, o mês de maio, será um dos mais extremos que já se viu na história climática do mês no Brasil com situações extremas de temperatura e de chuva no Sudeste e no Sul do país que vão desviar enormemente dos padrões do que é comum nesta época do ano”, afirma o boletim divulgado pelo Metasul.

A estimativa é que os primeiros 15 dias de maio registrem chuva de 200% a 400% da média mensal em localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Para piorar, esses temporais devem provocar acumulados de precipitação extremamente altos, entre 300 mm a 500 mm em alguns municípios.
É o suficiente para provocar novas cheias de rios, alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, e quedas de barreiras e deslizamentos de terra.


As informações é da Revista Veja – 06.05.2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui