A proposta da Convenção Coletiva de Trabalho com a FECOOPAR com a vigência de 01.07.2023 a 31.05.2025 e data base da categoria em 01 de junho. A proposta da ACT e Termo Aditivo com as Cooperativas esteve em destaques nesta Assembleia. A votação foi por escrutínio, secreto e virtual da proposta, que foram discutidos e esmiuçado todos os pontos altos da proposta, para que todos os Trabalhadores tomassem assento, quanto ao que estava para ser votado.

Durante a Assembleia esteve em discussão os seguintes itens:

QUANTO AO PISO SALARIAL

O piso salarial para o “Jovem Aprendiz” será por hora, tendo como base de cálculo o valor de R$ 1.320,00

O piso salarial para os empregados será de R$ 1.731,02

Reajuste salarial aplicado aos salários vigentes em 31.05.2023 será de 4%

Reajuste do valor pago a título de ‘vale compras’ de 4%

Os pisos acima são para jornada de 220 horas/mês. Os empregados contratados com carga horária diferente, o salário será calculado proporcionalmente.

Reajustes/Correções Salariais

A partir de 1º de Junho/2023, as Cooperativas concederão a seus empregados a reposição de perdas salariais apuradas nos últimos doze meses pelo INPC/IBGE, no percentual de 3,74%, sobre o salário base do mês de maio/2023, acrescido de ganho real de 0,26%, totalizando o reajuste salarial em 4%

De acordo o número dos Trabalhadores em Cooperativas aptos para votar, pós serem cadastrado no site www.assembleia.fenatracoop.com.br,

Votaram da seguinte forma:

4% Abstenção;

26% Não aprovaram

70% Aprovaram

A Convenção Coletiva de Trabalho e os Acordos Coletivos de Trabalhado conquistou reajustes nos diversos benefícios aos trabalhadores e o aumento salarial com ganho real, acima da inflação, representando uma importante vitória para os trabalhadores do setor. “Nós sabemos o quão difícil foi as negociações deste ano, vemos outras categorias não conseguirem nem o reajuste da inflação. Então considero sim que foi uma negociação vitoriosa para os trabalhadores das cooperativas no Paraná”, afirmou o presidente Mauri Viana Pereira.

A aprovação em todas essas assembleias é um sinal claro da força da união dos trabalhadores e do trabalho eficiente dos sindicatos em defesa de seus interesses. Em um cenário de muitos desafios sociais, esse é um exemplo do papel fundamental empregado pelos sindicatos na busca por melhores condições de trabalho e na proteção dos direitos dos trabalhadores. “Através do diálogo, da representação e da luta pelos interesses da categoria, os sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa expressaram sua capacidade de negociação e sua importância para a classe trabalhadora. Agora, com as negociações coletivas concluídas com sucesso, os trabalhadores das cooperativas do Paraná já devem receber seus reajustes retroativos a junho 2023” encerrou Mauri.

Para maiores esclarecimentos, acesse o vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui