Equipe vencedora elaborou projeto de acesso aos serviços públicos e soluções de conectividade na cidade. O segundo lugar apresentou uma proposta para trazer sustentabilidade através de um aplicativo. O desenvolvimento de um app para indicar árvores condenadas foi o projeto que ficou em terceiro lugar.

Maringá recebeu nesta quinta e sexta-feira (16 e 17) a quinta etapa do Ideathon Paraná, principal maratona de criatividade estudantil do Estado, direcionada alunos de escolas públicas e particulares. Durante dois dias, estudantes do Ensino Médio produziram e apresentaram ideias para gestão pública, voltadas para soluções do cotidiano em temáticas como saúde, saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos. 

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos é feita por especialistas em inovação designados pelo Sebrae-PR, definindo os vencedores.

O propósito da maratona é desafiar os jovens a conceberem soluções inovadoras sob o tema “Cidades Inteligentes”, com o objetivo de promover cidades mais interligadas, eficazes e sustentáveis. Em Maringá, o primeiro lugar ficou com a equipe AlfaTech, com o tema de acesso aos serviços públicos e soluções de conectividade na cidade.

O segundo lugar ficou com o grupo Hala Madrid, que apresentou uma proposta para trazer sustentabilidade através de um aplicativo. Em terceiro, o ArboCity, com o desenvolvimento de um aplicativo para indicar árvores condenadas.

“Como Maringá é reconhecida como uma cidade sustentável, inteligente e com ampla arborização, os alunos trouxeram ideias neste sentido. Duas equipes, inclusive, trouxeram ideias que podem virar bons negócios”, afirma o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Inovação, Marcus von Borstel. “Mais uma etapa foi encerrada com sucesso e essa maratona estudantil serve justamente para fomentar a criatividade entre os alunos”, disse ele.

O Ideathon Paraná é organizado pela Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em colaboração com a Agência Araucária, secretaria estadual de Educação (Seed), Sebrae/PR, e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR).

A maratona ocorre em etapas pelo Estado inteiro até o início de dezembro, em duas categorias diferentes: do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Ao final de todas as fases, serão anunciados os vencedores gerais de cada categoria.

PRÓXIMAS FASES – A inscrição é gratuita, mas com limite máximo de 200 participantes por cidade, sendo 100 por categoria. As próximas cidades a sediarem o Ideathon Paraná são Ponta Grossa (23 e 24), Umuarama (27 e 28) e Londrina (30/11 e 01/12). Para mais informações, confira AQUI.

AEN/PR – 19.11.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui