O caos nas Rodovias Federais, acidentes e o retorno ao retrocesso
A situação é antiga, porque o Brasil nunca investiu os recursos adequados nas rodovias. Como aqui no País não se investe em FERROVIAS para o transporte interestadual, o Brasil precisa pagar uma conta muito elevada para receber produtos, até os mais essenciais. Para se ter uma ideia, o transporte rodoviário é responsável por cerca de 60% da movimentação de cargas e passageiros. As rodovias de má qualidade aumentam em 33% os custos operacionais, gerando impactos negativos para toda a sociedade. Entre os prejuízos, estão a demora em entregar as matérias-primas e os produtos, o aumento do preço final do produto, o gasto com manutenção dos caminhões, o consumo excessivo de combustível e as emissões de CO2.Segundo a pesquisa da CNT, a má conservação das rodovias gerou um consumo desnecessário de mais de R$ 1,7 bilhão de litros de óleo diesel, emitindo toneladas de gás carbônico na atmosfera e impondo um gasto adicional de R$ 4,89 bilhões aos motoristas e empresas. Além disso, só em 2022 foram registrados 64.515 acidentes nas rodovias federais, o que custou ao país R$ 12,74 bilhões em custos previdenciários, atendimento à saúde, perda de produção e danos materiais. A pesquisa da CNT estima que o custo total para eliminar os pontos críticos é de R$ 5,6 bilhões, sendo R$ 3,1 bilhões para as rodovias públicas e R$ 2,5 bilhões para as rodovias concedidas. Esses valores são muito inferiores aos prejuízos causados pela má qualidade das rodovias, e representam um investimento necessário para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. Já as rodovias concedidas à iniciativa privada têm uma qualidade superior às rodovias públicas em todos os aspectos avaliados pelo estudo da CNT, e receberam mais investimentos por quilômetro do que as rodovias federais. (GS)

Custos médicos devem continuar crescendo em 2024
Em meio a um cenário dinâmico na saúde global, a mais recente pesquisa global de Tendências Médicas da WTW traz as complexidades que envolvem os custos dos benefícios de assistência. (Estado)

Greve vai parar alfândegas de São Paulo e Bahia
Em greve, auditores-fiscais da Receita Federal não realizarão o desembaraço de cargas de amanhã até o dia 26 nos aeroportos de Viracopos e Guarulhos e no Porto de Santos. Na alfândega de Salvador, a paralisação vale a partir de terça-feira. Segundo o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), durante o período, haverá somente as liberações de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos. “Toda greve, infelizmente, produz externalidades negativas e procuramos reduzi-las priorizando os serviços essenciais. Produtos perecíveis, medicamentos e alimentos não serão prejudicados”, diz o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão. A categoria se queixa do baixo orçamento reservado para o órgão. (Estado)

• Manchete: Venda de petróleo projeta recorde e pode superar ferro e soja na balança
  • ‘Enem dos concursos’ tem 217 mil inscritos no 1º dia
  • Produção deve aumentar quase 43% até 2030
  • Reajustes dos aluguéis ficam bem acima da inflação em 2023
  • ‘América Latina tem posição especial e está ressurgindo’
  • Zoneamento é sancionado com veto à verticalização em vários pontos de SP
  • ‘Poder está no Congresso, que pode mudar a Constituição’
  • Com isenção, País deixou de arrecadar R$ 300 milhões

• Manchete: Policiais de 25 países usam câmera corporal em serviço
  • Entidades, empresa e estatal negam irregularidades
  • CNJ investiga convênio entre cartórios e Dataprev que pode render até R$ 1 bi
  • Tributária garante vitórias a igrejas, armamentistas e agro
  • MST chega aos 40 anos sob desafio de renovação e cerco bolsonarista
  • Tempestades matam 50 pessoas nos EUA
  • Reforma agrária, invasões, massacre de Carajás, CPI; veja trajetória de 40 anos do MST
  • Processos por plágio contra artista põem em xeque a história da arte ocidental
  • Desistir da faculdade é decisão difícil, mas pode ser libertadora
  • Trabalhista está prestes a assumir governo britânico
  • Raio mata banhista no litoral, e chuva causa morte em Sorocaba

• Meta é ‘bastante arrojada’, diz setor farmacêutico
  • Plano para a indústria traz de volta a exigência de conteúdo local
  • Taxa de investimentos aquém do necessário limita crescimento
  • Objetividade é essencial à reforma administrativa
  • Com a PRF, 660 pessoas detidas
  • Força Nacional: reforço caro e poucos resultados
  • Porta reaberta: Concursos têm maior número de vagas em 15 anos. Inovações alteram indústria de cursinhos

GAZETA DO POVO

• Obsessão por questões raciais e étnicas e feminismo invade escolas de elite no Brasil
  • Tensão na península coreana aumenta rumores de guerra entre Seul e Pyongyang
  • Aéreas cancelam voos para a Argentina devido à greve contra Milei
  • Por que a esquerda latino-americana está tão incomodada com Javier Milei
  • Desmatamento, poluição sonora, insônia: energias renováveis também têm efeitos colaterais
  • Bolsa da Argentina dispara mais de 80% desde a eleição de Milei
  • Novo estudo: opinião sobre mudanças climáticas pode custar eleição a Trump
  • Lira usa vídeo de BBB para campanha pessoal no Instagram
  • O caos nas Rodovias Federais, acidentes e o retorno ao retrocesso
  • Governo de Milei corta benefício de 27 mil pessoas por causa de irregularidades
  • Empresa terá que pagar R$ 20 mil a funcionária obrigada a fazer dança de conotação sexual
  • Irã ameaça Israel após morte de membros da Guarda Revolucionária na Síria
  • Alckmin diz ser “uma honra” apoiar Tabata e minimiza palanque de Lula com Boulos
  • Em meio à neve, marcha contra o aborto reúne milhares em Washington
  • Agricultores franceses se somam a protestos de colegas de outros países europeus
  • O reconhecimento aos pioneiros do diálogo entre ciência e fé na América Latina