Renovar a carreira profissional é importante para se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho. O processo pode envolver o desenvolvimento de novas habilidades, a busca por novos desafios ou até mesmo a mudança de área de atuação. Quando buscamos novas oportunidades de crescimento profissional estamos apostando não só na renovação, mas também no crescimento de carreira.

Constante aprendizado – Com a rápida evolução das tecnologias e das demandas do mercado, é importante estar em constante aprendizado para acompanhar as mudanças. Uma das maneiras é buscar novas habilidades. Além de estar atualizado na área de atuação é preciso desenvolver habilidades complementares, como cursos, treinamentos e workshops que são formas de capacitação para ampliar conhecimento e competências.

Habilidades – Outra forma de se preparar para as oportunidades na carreira é conhecer e aprimorar as chamadas soft skills, ou seja, habilidades que são naturais para cada um. Ao perceber as características para as quais somos naturalmente aptos, podemos desenvolvê-las ainda melhor e atingir resultados de forma mais rápida.

Inovação e criatividade – Inovação e criatividade também estão ligadas diretamente neste caminho. Quando treinamos o nosso olhar para enxergar além do cenário atual, podemos obter novas respostas e perceber novas soluções para diferentes contextos, o que nos torna profissionais ainda mais interessantes para as organizações. Além de mostrar iniciativa, a comunicação de novas ideias pode trazer melhorias significativas para a empresa.

Espírito colaborativo – Trabalhar o espírito colaborativo, aprendizados com colegas de trabalho e troca de conhecimentos podem ajudar no desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de contribuir com o crescimento das pessoas que estão ao nosso redor ou fazem parte da nossa equipe.

Indicações – A consultoria Robert Half, uma das maiores empresas de recrutamento especializada no mundo, realiza relatórios anuais para entender a demanda do mercado e as necessidades de qualificação dos profissionais. Neste ano, foram quatro as indicações:

1. Construir conexões verdadeiras com as pessoas do setor de trabalho e fora dele;

2. Acompanhar tendências e inovações do setor de atuação, interagindo com profissionais que podem trazer insights para o dia a dia no trabalho;

3. Aprimorar habilidades de comunicação, empatia, flexibilidade, resiliência e liderança;

4. Manter-se atualizado sobre a sua carreira acessando conteúdos de confiança que apontem as tendências do mercado. (Assessoria de Imprensa Sisprime do Brasil)

FOTO: Sisprime do Brasil Segunda, 12 Junho 2023 07:33