Mercado vê economia em desaceleração em 2024
Retomada pode ocorrer no 2º semestre, mas PIB deve crescer a metade de 2023.A economia brasileira encerrou 2023 e começou 2024 muito devagar, quase parando, avaliam institutos e consultorias econômicos.Por ora, confirmaria a expectativa de um crescimento neste ano que deve chegar apenas à metade daquele do ano passado —cerca de 1,5%, ante 3% em 2023.Estima-se que tenha sido negativa ou muito baixa a taxa decrescimento do PIB no último trimestre de 2023 em relação ao anterior. Para este trimestre, a expectativa é a mesma. O crescimento se torna difícil porque o impulso do PIB do fim de 2023 para 2024 será menor do que foi o de 2022 para 2023.Outro ponto é o chamado PIB exógeno —que inclui externalidades ao ciclo normal da economia. Em 2023, puxado sobretudo pelo aumento de 16,2% do PIB agropecuário, foi de 1,7%. Neste ano, com queda estimada de 3,4% no PIB agrícola, o componente exógeno seria de apenas 0,5%. Incertezas com a situação fiscal do país também devem continuar pesando nas decisões de investimentos. (Folha)

Execução fiscal de 2023
Há duas semanas, foram divulgados os números fiscais de 2023. Houve um déficit público do governo central de R$ 221 bilhões. Em 2022 no governo Bolsonaro, tivemos superávit de R$ 46 bilhões. Houve, portanto no governo do Lula, piora fiscal de R$ 267 bilhões.(Folha)

‘Efeito China’ nos preços não deve acelerar corte de juros
Economistas avaliam que a ‘deflação’ exportada pela China terá efeito limitado nos próximos passos das autoridades monetárias. (Estado)

Entidades cobram o governo por fim de greve de auditores
Instituto de comércio exterior e associações de indústrias dizem que há risco de desabastecimento em setores estratégicos. O movimento de greve dos auditores fiscais começa a gerar reflexos negativos para o fluxo do comércio exterior brasileiro, conforme ofício enviado ao ministro da Fazenda. (Estado)

• Manchete: Arranjo corporativo eleva custo com ‘penduricalhos’ a R$ 9,3 bi
  • Combustível do futuro integra a ‘agenda verde’
  • Relator vai propor elevação a 20% na mistura do biodiesel
  • Ministério da Fazenda inicia avaliação sobre crise no agronegócio
  • Para governo, projeção de alta de 2,2% do PIB é conservadora
  • China espalha deflação pelo mundo e ajuda a derrubar preços até no Brasil
  • Focus será publicado com atraso novamente
  • Entidades cobram o governo por fim de greve de auditores
  • ‘Efeito China’ nos preços não deve acelerar corte de juros
  • José Roberto Mendonça de Barros: A nova indústria brasileira. Nova?
  • J. R. Guzzo: O Brasil voltou
  • Bônus por tempo de serviço e por produtividade mobilizam categorias

• Manchete: Mercado vê economia em desaceleração em 2024
  • Usina solar flutuante em SP deve pôr país entre gigantes