O Ministério Público do Trabalho de Paraná (MPT-PR), através da procuradoria de Londrina, confirmou na manhã desta quinta-feira, 30, que 14 trabalhadores em situação análoga a escravidão foram resgatados em Mauá da Serra, no norte do Estado.

Conforme o MPT, os resgatados trabalhavam em uma pedreira, com condições degradantes, sem segurança, como a utilização de material explosivo de maneira inadequada. São homens moradores de Mauá da Serra e de outros Estados. Eles foram retirados do local insalubre e levados para um hotel.

Ainda de acordo com informações do MPT, a operação, ainda em andamento, começou na segunda-feira, 27, com ação realizada no local de trabalho e no alojamento. Na terça-feira, 28, foi realizada uma reunião na Câmara dos Vereadores de Mauá da Serra com o empregador e os trabalhadores.

O MPT repassou que o prazo final para o empregador fazer o pagamento dos trabalhadores é nesta sexta-feira, 31, e depois do acerto, retornarão para os locais de origem. O órgão também planeja um acordo com o contratante para resolver os acertos trabalhistas.

A procuradoria de Londrina, responsável por apurar os fatos, repassou que somente na segunda-feira, 3/4, poderá repassar detalhes da operação, mas já adiantou que a empresa, o proprietário e o pai do dono serão responsabilizados.

A Polícia Militar (PM) e a Polícia Federal (PF) prestaram apoio na ocorrência. A Polícia Civil também acompanha a operação.

Por favor, dê os devidos créditos e faça o link para conteúdo do nosso portal que você está copiando. Obrigado!

Publicado primeiro em GMC Online » Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no PR.

Publicado por GMC Online em 30/03/2023